Curso de Introdução à Espeleologia

Gruta Zé do Brega, Pains- MGFoto: Gustavo Martins

Gruta Zé do Brega, Pains- MG
Foto: Gustavo Martins

A Espeleologia, do grego spelaion (caverna) e logos (estudo), é a ciência voltada para o estudo das cavernas, bem como a sua formação, constituição, formas de vida, e desenvolvimento ao longo do tempo. O estudo espeleológico é interdisciplinar, englobando áreas da geologia, hidrologia, biologia, arqueologia e paleontologia, dentre outras. A Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE), pioneira nas Américas, fundada em 1937, tem como objetivo promover pesquisas em cavernas e desde então contribui ativamente com publicações científicas, mapeamentos, inovações técnicas e tecnológicas, e difusão desta ciência.

O Curso de Introdução à Espeleologia (CIE), é organizado semestralmente pelos membros da SEE, com o intuito de iniciar o caminho para o estudo espeleológico e recrutar novos interessados nas peculiaridades do mundo subterrâneo.O curso tem duração de 30 horas, sendo 11 horas aulas teóricas e 19 horas aulas práticas, realizadas na região cárstica de Pains, MG, destinado para aproximadamente 30 pessoas, e aberto a todos os cursos da universidade.

O CIE tem como meta divulgar o conhecimento espeleológico, mostrando a importância científica, ambiental, econômica e turística cavernícola. Através da fotografia, topografia e cartografia, a SEE introduz aos alunos técnicas fundamentais para a prática da espeleologia.

Os alunos do Curso de Introdução à Espeleologia tem a oportunidade de continuar os projetos iniciados anteriormente e iniciar novos trabalhos, aumentando assim à comunidade científica e mantendo acesa a chama da Sociedade Excursionista e Espeleológica.

Gruta Zé do Brega, Pains-MG

Gruta Zé do Brega, Pains-MG