Eventos

7° EMESP – ENCONTRO MINEIRO DE ESPELEOLOGIA

 

7o EMESP - fundo branco

 

cav rochas nao carb

 

O “VII Encontro Mineiro de Espeleologia” – 7ºEMESP – acontecerá entre os dias 27 a 31 de agosto de 2014, na cidade de Ouro Preto – MG e tem como tema central “Cavernas em Rochas NÃO Carbonáticas”. O evento conta com a organização da Sociedade Excursionista e Espeleológica dos Alunos da Escola de Minas – SEE em parceria com o Grupo de Extensão e Pesquisas Espeleológicas GUANO SPELEO.

A cidade de Ouro Preto, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, além de seu rico acervo histórico-cultural dos séculos XVII/XVIII, encontra se em um vale encaixado com grande potencial espeleológico em diversas litologias. As minas subterrâneas que carregam a memória da mão de obra escrava utilizada na extração do ouro apresentam os vestígios arqueológicos ajudam a reconstruir a história da mineração do período colonial. A cidade abriga também a Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, que além de apoiar o evento, contribui com a divulgação e propagação dos estudos nesta importante área da ciência.

O encontro tem como objetivos realizar excursões, mesas redondas e palestras com foco nas cavidades de litologias não carbonáticas, incentivar o debate a respeito das questões ambientais locais, estimular a produção científica da região, promover a troca de experiências entre profissionais e pesquisadores da área e desenvolver iniciativas que possam ajudar a estruturar o espeleoturismo regional e local, contando com a participação de espeleólogos, acadêmicos, estudantes, habitantes locais, entre outros.

O evento terá três dias voltados para excursões na região, como para o Parque Estadual do Itacolomi (Ouro Preto/Mariana, MG), minas subterrâneas de Ouro Preto do século XVII/XVIII e Gruta Igrejinha (Miguel Burnier, MG), onde há ocorrência de litologias quartzitícas, ferríferas, dolomíticas e lateríticas. Nos dias restantes ocorrerão palestras e mesas redondas, com a participação de profissionais da área trazendo à tona discussões sobre a ocorrência de feições típicas de relevo cárstico nessas rochas.

A organização convida a todos para participar do 7°EMESP em Ouro Preto, local propício para discussão de um tema tão controverso. Desta forma, nos comprometemos a tornar o 7°EMESP um evento de sucesso e referência.

 

 

Exposição Itinerante do Acervo Espeleológico da SEE

 

O Centro Cultural UFMG recebe, entre os dias 02 de novembro a 02 de dezembro, a “Exposição Itinerante do Acervo Espeleológico da SEE (Sociedade Excursionista e Espeleológica)” da cidade de Ouro Preto. A visitação gratuita acontece de segunda a sexta, das 10 às 21h e sábado e domingo, das 10 às 18h.Exposição Itinerante do cervo Espeleológico da SEE.

A exposição conta com a exibição de banners, fotografias, documentos históricos, amostras paleontológicas, minerais, espeleotemas e equipamentos pertencentes ao acervo acumulado pela SEE, ao longo de seus 74 anos, e ao acervo do Museu de Ciência e Técnica. O projeto também inclui o levantamento e a organização do acervo completo que se encontra na SEE, através de catalogação e registro fotográfico.

Local : Centro Cultural UFMG
Endereço: Avenida Santos Dumont, 174 – Centro
Telefone: 31 3409-8290
Data: 02/11 até 02/12   |   Horário: 10h00    |    Entrada franca

 

6° EMESPE – ENCONTRO MINEIRO DE ESPELEOLOGIA

 

 

 

Confira o video sobre o Encontro que aconteceu esse ano

em Belo Horizonte no Museu de Cências naturais da Puc/MG.