Seminário sobre a Área de Influência e Ações de Conservação da Gruta do Éden


O 1° Seminário sobre a Área de Influência e Ações de Conservação da Gruta do Éden foi um evento promovido pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV), financiado pelo Projeto “Estudo em áreas piloto para definição de área de influência sobre o patrimônio espeleológico” (Termo de Compromisso Ambiental n°101/2014).

O evento foi realizado no dia 1° de junho de 2017 de 13h as 18:30h, no auditório do Museu das Minas e Metal da Gerdau – Praça da Liberdade, Belo Horizonte e teve como objetivo compartilhar conhecimento e discutir trabalhos que abordam a questão da área de influência da gruta do Éden e as ações de conservação já estabelecidas, visando ações conjuntas.

A abertura das apresentações foi feita pelo presidente do CECAV, Jocy Cruz, e no decorrer da programação, foram apresentados em forma de debate: Histórico das ações para conservação da Gruta do Éden (por Flávio Escalabrini); Os estudos espeleológicos na gruta do Éden (por Fernando Frigo); Estudos hidroquímicos da região cárstica de Arcos, Paíns–MG (por Thiago Lucon) e Estudo de Intercomunicação Hidráulica superficial – subterrânea no Carste da área periurbana de Pains/MG, Utilizando-se traçador Rodamina (por José Carlos R. Reino).

Ao final, foi apresentado o Projeto de definição da área de influência da gruta do Éden (por Antônio Ferrari, IG) e foi realizado um debate, como mediador Luís Beethoven Pilo, entre os participantes sobre as futuras pesquisas na região e analisadas possibilidades de trabalho pelos envolvidos.

A participação dos membros da SEE no evento é justificada pelos diversos trabalhos desenvolvidos pela entidade na região de Pains e se fez necessário para expor estes trabalhos e discutir as futuras ações tomadas na região da Gruta do Éden e sua área de influência.

Participantes: Thiago Lucon, Syro Lacerda, Lorena Oliveira Pires, Mariana Timo e Cláudio Silva.

Foto 1: Apresentação do projeto executado por Antônio Ferrari na Gruta do Éden.

Foto 2: Apresentação dos trabalhos desenvolvidos por Thiago Lucon (SEE/UFOP)

  • 1
  • 2