Clarabóia Espeleológica

No dia 18/04/16 foi realizada a primeira “Clarabóia Espeleológica”, organizada pela Sociedade Excursionista & Espeleológica contando com 3 palestras ministradas pelos próprios membros da entidade.

A primeira palestra apresentou um pouco sobre o funcionamento e a história da S.E.E, além de introduzir alguns temas sobre a espeleologia, como conceitos, formação das cavernas, noções de técnicas de mapeamento, etc. O palestrante foi o atual presidente da entidade, Celso Pascoal Constâncio.

A segunda palestra foi ministrada por Bruno Fernandes Aguiar, e buscou despertar o interesse dos alunos presentes apresentando o tema “Curiosidades”, expondo diversas peculiaridades e curiosidades envolvendo o intrigante mundo subterrâneo.

Por fim, foi apresentado um trabalho realizado por Thais Regina Rosada, Bruna de Oliveira Meyer e Thiago Nogueira Lucon, e apresentado por Letícia Batisteli, denominado “Valoração da Gruta Igrejinha – Ouro Preto-MG”, em que apresenta uma das grutas mais relevantes do registro nacional devido à diversos fatores, incluindo sua espeleogênese única e suas raras formações de espeleotemas, caracterizando máxima relevância à gruta.

A Clarabóia Espeleológica foi uma iniciativa dos atuais membros da S.E.E no intuito de disseminar o conhecimento da espeleologia na Universidade e atrair cada vez mais pessoas para a entidade, mostrando um pouco do funcionamento da sociedade e alguns trabalhos da mesma.

Aos interessados, reuniões todas as terças-feiras às 19:30 horas na sala 34 do Museu de Ciência e Tecnologia da Escola de Minas do Centro Histórico de Ouro Preto.

• Clarabóia Espeleológica  (9)
  • Clarabóia Espeleológica  (6)
  • Clarabóia Espeleológica  (11)
  • Clarabóia Espeleológica  (8)