CIE 2014/2

CIE14.2, Gruta dos Milagres, Pains, MG, Celso Pascoal Constancio Junior(18)

Semestralmente, a Sociedade Excurcionista Espeleologica-SEE ministra o Curso de Introdução à Espeleologia-CIE com o intuito de oferecer aos estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP noções básicas sobre espeleologia.

O curso aborda as mais diversas áreas da espeleologia como, bioespeleologia, espelofotografia, espelocartografia, arqueologia, espeleoturismo, dentre outros, assim como a legislação ambiental que envolve o ambiente cavernícola.

A programação do curso é composta por duas partes, uma teórica com palestras ministradas no Departamento de Geologia-DEGEO, que ocorreram do dia 10 ao dia 14/11 e a parte prática que realizada no fim de semana, do dia 15 ao dia 16/11, com campo na cidade de Pains-MG.

A zona cárstica de Pains proporciona diversas grutas capazes de instigar o conhecimento espeleológico, como grutas de relevância máxima devido a suas formações únicas, e que são facilmente encontradas nessa região. Deste modo Pains se mostra um ótimo local para os estudantes perceberem o quão fascinante é tudo o que envolve a espeleologia.

Na parte prática, os estudantes foram levados a três grutas: Zé Brega sob as coordenadas UTM (X/Y/Z) 419474/7742130/0, Santuário sob as coordenadas UTM (X/Y/Z) 419284/7741841/701 e Gruta dos Milagres sob as coordenadas UTM (X/Y/Z) 409831/7750233/0. Também foi realizado uma visita ao Museu Arqueológico do Carste do Alto do São Francisco-MAC, este, também localizado em Pains, reúne artefatos arqueológicos de 8 municípios do Alto São Francisco.

O CIE também, tem como objetivo atrair cada vez mais membros para a entidade, que sempre está a procura de estudantes de diversas áreas para que possamos continuar nosso trabalho com excelência.

Aos interessados, reuniões todas as terças-feiras às 19 horas na sala 34 da Escola de Minas do Centro Histórico de Ouro Preto.

CIE14.2 PAINS, MG, Marco Atonio Bragante Filho(2)

Para ver o acervo de fotos, clique aqui.