SIMPOTUR 2014

SIMPOTUR 2014

Durante os dias 28 a 30 de outubro de 2014 foi realizado na cidade de Ouro Preto o IV Simpósio Brasileiro de Turismo. Evento realizado pelo CATUR – Centro Acadêmico de Turismo da Universidade Federal de Ouro Preto.

Abordando a temática de Turismo, Sociedade e Mercado, o simpósio avaliou em debates o cenário do turismo no país atualmente.

O evento teve o apoio da UFOP e de diversas outras entidades. A Sociedade Excursionista & Espeleológica – SEE teve a oportunidade de difundir o conhecimento espeleológico para estudantes e pesquisadores do ramo turístico com um mini curso e um estande montado durante todo o evento.

O mini curso Noções de Espeleologia Voltadas ao Turismo, ministrado pelos membros da entidade, tratou de temas como a legislação brasileira relacionada às cavernas e ao espeleoturismo, conceitos introdutórios do estudo espeleológico, a definição de patrimônio geológico e as necessidades do uso sustentável do mesmo pelo turismo. Além disso, foi apresentado um estudo feito pela entidade em uma mina de ouro do século XVIII para adaptá-la ao turismo e, em seguida, uma excursão à Mina do Du no bairro São Cristóvão para visualização do trabalho espeleológico realizado na mina.

A parceria da SEE com os realizadores do evento é mais uma prova que a espeleologia é uma ciência interdisciplinar. A SEE agradece aos realizadores do evento a oportunidade de participar do SIMPOTUR 2014 e expressa o desejo do aperfeiçoamento do espeleoturismo nacional.

SIMPOTUR